segunda-feira, 18 de maio de 2015

Recolocação Profissional em Tempos de Crise !

Participo de muitos grupos de networking em RH e a reclamação, nos últimos meses (para ser mais precisa, desde o início do ano), é que está muito difícil a recolocação profissional.

Alguns reclamam, que não existem vagas, outros reclamam, que são muitas exigências, para um salário abaixo do esperado, outros reclamam, que os processos seletivos são longos, e o que sempre existiu que falta feedback em processos seletivos, e etc, etc.

E o que eu tenho a escrever á respeito deste assunto: todos estão certos e todos estão errados.

Uma matéria me chamou a atenção - http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2015/04/20/estar-desempregado-e-crime/.

Estar desempregado é crime ? Já reparou que no Linkedin e em outra redes, ninguém está desempregado ? Sim, as pessoas estão "transição de carreira", "buscando novas oportunidades", e outros termos que estão sendo muito utilizados ultimamente. Mas claramente, são poucas, ás pessoas que se declaram desempregadas.

E isso, nos leva, a um problema, que muitas pessoas não percebem. Ao não se declarem, desempregadas, acabam "atirando para todos os lados", ou seja, acabam pulverizando o seu CV. Ou seja, mandam, o CV, para todo e qualquer tipo de vaga, ás vezes, para vagas diferentes em uma mesma empresa, ou o que já vi muito acontecer, se candidata 2.000 vezes para a mesma vaga.

Sabemos que este é um período delicado, ainda mais, em um momento de crise, porém, manter a calma, em um processo de busca de uma nova recolocação é crucial.

E sim, existem muitas vagas! O que precisamos, é nos centrar neste novo período, e traçar um planejamento.

Abaixo, algumas dicas para você se organizar:

1. Fique calmo: não se desespere. Por pior, que seja a situação, lembre-se que o desespero não leva ninguém a lugar nenhum.
2. Prepare um bom currículo: já verifiquei diversos CV's confusos, mau estruturados, ou que realmente, não falavam sobre as verdadeiras competências e experiências do funcionário. Dedique um tempo, para elaborar a sua fotografia, no mercado de trabalho.
3. Prepare-se para as entrevistas: saiba quais são seus pontos fortes, pontos a melhorar, projetos de destaque em sua carreira e principalmente: pergunte. Já vi diversos, processos seletivos, não darem certo, porque nem o candidato e nem a empresa estavam preparados, para perguntas.
4. Ative o networking: networking, não serve só para quando você está desempregado, e sim, é um processo que você deve se dedicar quando está empregado, para ter mais facilidades em uma nova recolocação.
5. Busque atualizações: temos diversos cursos gratuitos (FGV, Sebrae, etc), que oferecem cursos gratuitos em diversas áreas. E lembre-se, que o ideal , é que você faça uma atualização, pelo menos 1 vez por ano.

E, por último não menos importante, em tempos de crise, seja flexível para negociar a remuneração.

No blog: autodesenvolvimentoprofissional.blogspot.com.br, divulgo várias vagas na área de RH, e fico muito feliz em saber, que algumas pessoas, conseguiram uma recolocação, por lá.

Portanto acesse ás vagas, e divulgue para quem precisa.

Namastê.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário